sexta-feira, 27 de maio de 2011

Inovação Tecnológica


A utilização da inovação tecnologica no campo encontra-se em plena expansão atualmente. A chamada agricultura de precisão ou agricultura inteligente, que utiliza dados meteorológicos para o acompanhamento das fases da cultura e minimização de perdas na produção, tem conquistado cada vez mais produtores em todo o País.Isto, porque, as culturas e plantas em geral, só se desenvolvem bem em condições favoráveis de clima e solo.
Com mais de 20 anos de atividade, o Serta – Serviço de Tecnologia Alternativa – é uma Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (Oscip) que tem como missão formar jovens, educadores (as) e produtores (as) familiares para atuarem na transformação das suas circunstâncias e na promoção do desenvolvimento sustentável do campo.

 O Serta tem dois Campi no estado, sendo um na Zona da Mata Norte e outro no Sertão pernambucano. A Peads(Proposta Educacional de Apoio ao Desenvolvimento Sustentável) trabalha com sistemas formais e não-formais de educação, sempre na perspectiva da mobilização social e da construção de bases tecnológicas e sociais que o desenvolvimento sustentável requer. Em todo Brasil, o Serta se tornou referência na proposição e implantação das diretrizes curriculares para as escolas do campo. Atualmente, em aproximadamente 70 escolas de 15 municípios, a metodologia Peads orienta a formação de professores/as.

Campus Glória do Goitá
Dispõe de aproximadamente 3 mil m² de área construída e adequada às atividades de pesquisa, formação e campo experimental.

6 salas de aulas com capacidade para 50 pessoas cada uma
1 auditório com capacidade para 120 pessoas
2 salas de reunião e grupos de trabalhos com capacidade para 20 pessoas
1 restaurante e cozinha com capacidade de servir 600 refeições/dia
3 amplos estacionamentos
1 área para eventos com 400m² com capacidade para 800 pessoas
1 laboratório de informática com 10 computadores
1 sala de audiovisual (datashow, retroprojetor e telão) com capacidade para 60 pessoas
1 estúdio de produção e edição de vídeos
1 biblioteca
1 pousada com 19 quartos e 2 suítes, sendo 4 camas por quarto.
24 banheiros
Propriedade agrícola modelo com 15 ha e 90 tecnologias alternativas implantadas.

O Serta tem um trabalho de Invação que possibilita ao visitante o conhecimento de técnicas do manejo de solo, água, animais e plantas. Entre elas podemos destacar:

 Fogão Solar

Biodigestor



Entrevista com sr. Leonardo Moura. (Técnico em Agroecologia - Campus Glória do Goitá)


Qual o objetivo dessas inovações tecnológicas? Qual o público alvo?
Implementar sistemas produtivos apropriados, sustentáveis e adaptados às propriedades familiares.
Nosso público alvo são: Agricultores, Jovens, Professores, Gestores, Empreendedores e Alunos.

Qual a importância delas no dia-a-dia desse público?
Facilitar o trabalho, diminuir o custo financeiro, trazer conforto e bem estar.

Como surge essas idéias? Quem são os criadores?
As idéias surgem apartir das necessidades sociais, ambiental e econômica. São criadas por Técnicos, Agricultores, Jovens, Professores, biólogos, enfim, de todos que fazem o SERTA.    

Qual a viabilidade técnica para a construção dessas tecnologias? É viável para os produtores?
Sim , fazemos tecnologias apropriadas para as propriedades familiares, pois o produtor irá adaptá-las apartir da sua necessidade, melhorando sua produção.  

Como é aceita essas novas técnicas por agricultores que plantam a muito tempo?
No início foi bastante difícil, tivemos que ir aos poucos quebrando essa cultura antiga, mais agora já temos um reconhecimento muito grande e os agricultores confiam muito em nosso trabalho.  

O que a organização de vocês ganha com a criação dessas tecnologias?
Nós fazemos um trabalho social a nossa instituição ganha reconhecimento, e com isso ficamos muito felizes com isso. 


A tecnologia já possibilita a análise da resposta, assim, as pesquisas realizadas podem contribuir com o desenvolvimento de processos de produção.Tais estratégias podem ser a contratação de projetos conjuntos com instituições de ciência e tecnologia.
Esperamos chegar a um estágio onde, a nossa reação diante da natureza, será a de perguntar: em que é que tu estás querendo me ajudar? O que é que tu poderias fazer de útil? Qual é o teu potencial benéfico? Assim, talvez possamos encontrar uma planta, uma espécie cultivada, para substituir o que quisermos no sistema, uma espécie de mais utilidade para todos.